sábado, 2 de abril de 2011

99 - Aumentar a actividade cerebral ao mudar pequenas coisas

 Uma das técnicas para fazer mudanças profundas na vida consiste em primeiro mudar pequenas coisas.
Rotinas que nos acompanham e que podem parecer insignificantes, como ir sempre pelo mesmo caminho para o trabalho, estacionar o carro na mesma zona do parque, almoçar todos os dias no mesmo local, comprar semanalmente aquele jornal, tomar o café sempre no mesmo sitio...somos de tal forma feitos de um sem número de pequenos hábitos, que nem nos apercebemos como estes reduzem o nosso campo de acção e atenção e limitam a nossa actividade cerebral. 
Como? De uma forma muito simples. O nosso cérebro rege-se pela lei da conservação de energia. Assim reconhece os estímulos familiares e habituais e  reduz, para estes, a sua actividade para um mínimo indispensável,  Desta forma "guarda" energia para outras situações em que seja preciso reagir e actuar depressa. Com o tempo, e com a vida rotineira constante, a actividade cerebral pode ficar extremamente reduzida,  e deixamos de estar despertos e atentos ao que se passa ao nosso redor.
Querem fazer mudanças? Comecem por mudar pequenas rotinas. Ao fazê-lo estarão a obrigar o vosso cérebro a reagir, a activar, a estar mais desperto, a receber estímulos novos que terá de prestar atenção, processar e guardar. Irão sentir-se mais acordados e com maior capacidade de enfrentar a vida.

2 comentários:

  1. Faz sempre bem pensar naquilo que nos faz bem, do que no que nos deita abaixo. Por vezes, as circunstâncias da vida nos deitam por terra. E nem todos têm a mesma força para se levantarem, erguerem a cabeça, e superar mais um obstáculo. Pior que isso é ultrapassar imensos e diversos obstáculos ao mesmo tempo. Mas TUDO é possivel nesta vida, basta querermos, acreditarmos!

    Obrigada pela tua passagem no meu espaço!

    Uma beijoca super aromática***

    ResponderEliminar
  2. Paula: Obrigada pelas tuas palavras encorajadoras.
    Tens razão. É bom pensar naquilo que nos faz bem em vez do que nos deita abaixo.
    Obrigada
    Senti-me também muito inspirada pelo teu blog e pela alegria que transmites nas coisas mais simples do dia a dia. Fez-me pensar que és uma prova viva de que a alegria é um estado interno e que passa por fluir e agarrarmos o que temos de bom na vida com as duas mãos.
    Um beijinho.
    Vou continuar a acompanhar o teu espaço.

    ResponderEliminar