sexta-feira, 29 de julho de 2011

À procura da Paz

Perdi um pouco a motivação inicial.
Acho que no inicio desta busca acreditei que ser feliz era um processo que dependia da minha luta, do meu esforço e de ir atrás de técnicas ou métodos que me levassem a essa felicidade que procurava.
Hoje sinto que não é esse o caminho. Que vou sempre ser eu mesma, com os meus defeitos e qualidades, com os meus momentos bons e menos bons, com altos e baixos.
Sinto que o caminho não é uma luta como acreditava, mas uma aceitação. E quando aceitamos que as coisas são simplesmente como são, e que o achar que é bom ou mau não passa de um estado de espírito,  tudo se torna muito mais equilibrado e passamos a conviver com muito mais paz no momento presente.
Já alguma vez leram um livro que se chama "O poder do Agora" ?
Já o li à algum tempo, mas ultimamente tem-me feito muito sentido. 
O agora é o momento que realmente interessa viver. Quando estamos presos ao passado que vivemos ou ao futuro que projectamos tornamo-nos prisioneiros da nossa mente e permitimos que ela nos domine e desvaneça a paz.
Quando somos capazes de viver no momento presente, para o aqui e o agora, desaparece a ansiedade, os tormentos da antecipação ou da saudade, e fica apenas o Silêncio. E é nesse silêncio que a alma fala e que a verdadeira serenidade se instala em nós.
Não será essa a melhor definição de felicidade?

3 comentários:

  1. Olá Sol,
    Adorei o teu texto e as tuas palavras. Realmente faz sentido. A aceitação é, com certeza, o melhor caminho para a paz interior. Assim como viver o agora, sem nos prendermos ao passado ou projectar o futuro, mas...estive a pensar e, infelizmente, acho que não é possível não projectar o futuro. Falo por mim, estou sempre a pensar no amanhã. Tudo o que faço hoje é para amanhã. Ando sempre preocupada com as coisas a preparar para amanhã. E não há maneira de mudar isso. De qualquer forma, volto a repetir que amei as tuas palavras. Vou lembrar-me delas e procurar esse livro :)

    Beijinhos ******

    ResponderEliminar
  2. Laranja: Obrigada pelas tuas palavras.
    E não penses que não há nada que possas fazer, ou que não é possível mudar. Como dizes, acabas por andar sempre preocupada, o que não é uma coisa positiva.
    Tenho-me apercebido que a palavra tem muito poder. O que repetimos para nós próprios várias vezes, o que acreditamos, o que pensamos...
    Estamos sempre a tempo de mudar... É um bom pensamento para começar
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Sol!
    Achei o seu blog por acaso, pesquisando imagens de CHUVA, rs. Saiba que não há felicidade verdadeira sem ter Jesus no coração, sem conhecer Jesus de verdade, não apenas de ouvir falar, mas conhecê-lo em espírito e em verdade! - Já fui depressiva, já achei que minha vida não tivesse sentido ou razão de ser, pensei em suicídio e quase dei cabo de minha vida, mas graças a Deus eu encontrei Jesus e verdadeiramente eu posso cantar "Jesus Cristo mudou meu viver!" - "A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, a verdadeira paz só tem aquele, que já conhece a Jesus, o sentimento mais precioso que vem do nosso Senhor, É O AMOR QUE SÓ TEM QUEM JÁ CONHECE A JESUS!" - Hoje eu não apenas sou feliz como tenho um objetivo lindo e altruísta dado por Deus: FAZER AS PESSOAS AO MEU REDOR SEREM FELIZES!!! - Espero ter ajudado de alguma forma! Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar